O teatro musical no Brasil tem uma longa historia e foi realizado por muitos profissionais que se dedicaram, e permanecem se dedicando a este gênero teatral. Muitas dessas pessoas não estão nos palcos, ou jamais estiverem, mas foram e/ou são tão importantes quanto os artistas.
​
Com o objetivo de reconhecer a contribuição destes profissionais e/ou instituições, a partir de 2014 o PRÊMIO BIBI FERREIRA concederá a MEDALHA ARTHUR AZEVEDO por serviços prestados ao teatro musical no Brasil.
​
Esta homenagem será entregue durante a cerimônia anual do PRÊMIO BIBI FERREIRA.
ARTHUR AZEVEDO – Dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro. Consolidou a comédia de costumes brasileira, sendo no país o principal autor do Teatro de Revista, em sua primeira fase. Sua atividade jornalística foi intensa, devendo-se a ele a publicação de uma série de revistas especializadas, além da fundação de alguns jornais cariocas.
Foi por sua insistência, através dos seus artigos na imprensa que em 1894, foi criada a lei que previa a construção de um teatro municipal no Rio de Janeiro. tinha o teatrólogo a convicção de que somente a construção desse teatro poria fim a má fase em que se encontrava as artes cênicas na segunda metade do século XIX. Arthur Azevedo não assistiu a sua inauguração. Pois faleceu meses antes, aos 53 anos. Algumas de suas obras para o teatro:​
-
O Rio de Janeiro de 1877 (1878)
-
A pele do lobo (187)
-
O Bilontra (1885)
-
A Almanjarra (1888)
-
O Dote (1888)
-
A Capital Federal (1897)
-
O Badejo (1898)
-
Confidências (1898)
-
O Jagunço (1898)
-
Comeu! (1901)
HOMENAGEADOS
2022
CULTURA INGLESA E ALBANO SARGAÇO
Pelos 40 anos do grupo de teatro musical da Cultura Inglesa. Atividade que contribuiu na formação profissional de diversos artistas e técnicos do teatro musical no Brasil.
2021
FUNDO MARLENE COLÉ
Pelo projeto de apoio à técnicos e artistas das artes cênicas que teve início no período de pandemia da COVID-19. O fundo se preocupa com a transparência de suas ações, apoiando profissionais que foram os primeiros a terem suas atividades suspensas e que provavelmente serão os últimos a retornarem a normalidade.
2016
FUNDAÇÃO LIA MARIA AGUIAR
Pelo projeto de Teatro Musical no qual atende mais de 150 crianças oferecendo aulas de interpretação, música, canto e dança. Além de apoio psicológico e nutricional, todas as crianças são atendidas de forma gratuita.
2015
FERNANDO AMARAL (Diretor de Marketing Itaú): Pela realização do projeto de democratização e popularização dos musicais patrocinado através da lei de incentivo à cultura pela Rede.
2014
VICTOR BERBARA – Produtor responsável por implementar os musicais americanos no Brasil, alguns dos musicais produzidos pelo Sr. Berbara. Minha Querida Dama – 1962 (My Fair Lady), Alô, Dolly! – 1965 (Hello, Dolly!) Promisses, Promisses – 1970, Evita – 1983.
​
​
CLETO BACCIC E WALTER VISIONE: SESI/SP e ATÊLIER DE CULTURA
Pela implementação do curso de teatro musical. Receberam a Medalha Arthur Azevedo o Prof. Walter Vicione, representando o SESI/SP e Cleto Baccic representando o Atêlier de Cultura.