20 ANOS DE TEATRO MUSICAL NA CIDADE DE SÃO PAULO
Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está
fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado.
Emília Viotti da Costa
​
A partir do pensamento da historiadora Emília Viotti da Costa, eu digo que um povo sem memória é, de fato,
um povo sem história. E que sem ela não conseguimos saber de onde viemos, por onde passamos, nunca
valorizaremos onde estamos e nem reconheceremos o lugar em que chegarmos.
​
Este livro pretende ser um ponto de referência e estudo para entendermos os caminhos que o teatro musical vem traçando na cidade de São Paulo e enxergamos as possibilidades futuras. O livro nasce como mais uma ação da Marcenaria de Cultura no fortalecimento do teatro musical na capital paulista e no Brasil - e se junta a iniciativas como o Prêmio Bibi Ferreira, o Festival Paulista de Teatro Musical e a Pesquisa sobre o comportamento do público frequentador de teatro na cidade de São Paulo.
Essas ações têm buscado contribuir na preservação da história do teatro musical, valorização dos profissionais e das produções e união da comunidade teatral, além de incentivar a construção de novos espaços para profissionais brasileiros na criação do teatro musical brasileiro.
A coletânea está dividida em dois volumes, e cada um deles contempla uma década de produções. Determinamos como parâmetro o mesmo utilizado na avaliação do Prêmio Bibi Ferreira: a realização de um mínimo de 12 apresentações na cidade de São Paulo. Não foram coletadas informações de espetáculos infantis e/ou infanto-juvenis.
As informações contidas neste livro foram obtidas a partir de pesquisas de dados em programas de espetáculos, depoimentos, acervos digitais e impressos da imprensa, site de produtores e da colaboração de artistas.
​
Caso você tenha alguma informação que possa acrescentar ao levantamento, favor enviar um e-mail para contato@marcenariadecultura.com.br ou enviar através do formulário clicando aqui.
​
Junto a informação solicitamos que envie uma comprovação, matéria de jornal ou programa.
​
Clique aqui e faça o download gratuitamente ​
​
Esta pesquisa foi realizada através de recursos da Lei Federal de Incentivo a Cultura e contou com o patrocínio do SANTANDER e da ATLAS SCHINDLER que foram responsáveis por patrocinar a 9ª Edição do Prêmio Bibi Ferreira.